Rio+20: Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Crescimento Verde

Na fase preparatória da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável) que será realizada entre os dias 4 e 6 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, especialistas brasileiros adiantam alguns temas relevantes que não ficarão fora da agenda: a biodiversidade, as mudanças climáticas e o chamado crescimento verde. Este último, estará incorporado à programação central da pauta, que priorizará a economia verde, o combate à extrema pobreza e a governança da sustentabilidade.

Segundo Carlos Nobre, atual secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, do MCT – Ministério de Ciência e Tecnologia, e conselheiro do Planeta Sustentável, o tema da Biodiversidade terá um peso significativo nas negociações, tendo em vista os compromissos assumidos na COP10, realizada pela ONU no ano passado. Ele ressalta que biodiversidade e sustentabilidade caminham juntas.

Nobre ainda destaca que o fato de as mudanças climáticas potencializarem os incidentes, com chuvas mais intensas, deverá ter atenção maior por parte dos países.

De acordo com Ricardo Abramovay, do Núcleo de Economia Socioambiental da USP, na agenda das mudanças climáticas, mais um dos desafios da conferência estará em ligar o tema da redução das emissões de GEEs (Gases de Efeito Estufa) com a redução das desigualdades sociais, e as respectivas estratégias de efetivação de adaptação e mitigação, ainda incipientes, do ponto de vista global.

Autor: Anna Albuquerque
Fonte: Planeta Sustentável

  • Alessandro Santana

    Isso ai galera vamos nos preocupar mais com nosso habitar natural, pois senão nos concientizarmos  agora quem pagara por por isso serão nossas “futuras” geracões…