Quem Somos

 Flora Tietê: Há mais de vinte anos cuidando do planeta

Fundada em agosto de 1986, a FLORA TIETÊ Associação de Recuperação Florestal é uma organização não-governamental formada por consumidores de matéria prima florestal, ambientalistas e profissionais que se uniram para trabalhar na recuperação das nossas florestas e colaborar na construção do desenvolvimento sustentável da sociedade.

A ONG é credenciada pelo IBAMA e pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo para o recolhimento da Taxa Obrigatória de Reposição Florestal, uma poderosa ferramenta contra o desmatamento, pois, ela exige que produtores e empresários cumpram seu papel ao reverter o possível impacto que suas atividades possam causar ao meio ambiente. Hoje, atua em mais de 174 municípios Paulo e conta com dois viveiros de mudas, localizados nos municípios de Penápolis e São José do Rio Preto. Já foram plantadas mais de 31 milhões de mudas viáveis – mudas que se transformaram em árvores de 130 espécies diferentes, todas nativas do Brasil-, um número recorde para os padrões brasileiros. As mudas produzidas são utilizadas na recuperação de matas ciliares, na manutenção de fragmentos florestais e em projetos de repovoamento de áreas degradadas. Em conjunto, os dois viveiros de mudas são capazes de produzir quatro milhões de mudas por ano, o que torna a FLORA TIETÊ um dos maiores viveiros particulares do Estado de São Paulo.

Desde sua criação a FLORA TIETÊ oferece soluções para empresas que precisam reflorestar, mas encontravam dificuldades em viabilizar a atividade por agirem isoladamente. Além disso, a ONG produz as mudas, fornece o projeto e a assistência técnica totalmente gratuita aos produtores rurais interessados no plantio de mudas de rápido crescimento.Com a Flora Tietê é possível participar do programa de reflorestamento gratuito. A quantidade de mudas doadas por empresa deve atender um mínimo de seis mil mudas e um máximo de 50 mil. As espécies nativas utilizadas e a quantidade referente a cada espécie devem obedecer às resoluções Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo. A empresa ou propriedade rural que participa do Projeto de Doação de Mudas da Flora Tietê recebe, gratuitamente, um plano técnico elaborado por nossos profissionais com fotos, mapas e croquis da área a ser reflorestada. A ONG conta com profissionais como engenheiro florestal, técnicos agrícolas e de meio ambiente com vasta experiência na produção e execução de reflorestamentos.

Educação

Há nove anos, a FLORA TIETÊ fundou há Parque de Educação Ambiental – PARBI, na cidade de Penápolis, que visa educar através de atividades temáticas ao ar livre. O PARBI é aberto a visitas de escolas, associações e do público em geral e tem por objetivo a conscientização ambiental de crianças e adultos. Desde sua fundação, recebeu mais de 35.000 crianças cadastradas em livros de visitas, de escolas públicas e privadas de Penápolis e região. Inclusive,  junto com a FLORA TIETÊ, o PARBI foi vencedor do “1º Prêmio Noroeste paulista de Meio Ambiente”.

Este ano, depois de tantos feitos, a FLORA TIETÊ começa a contar com uma forte ferramenta: a internet. Considerados eficientes e rápidos meios de distribuir informações, as redes sociais ganharam uma aliada na luta pelo meio ambiente. Com o objetivo de convidar as pessoas a conhecerem o trabalho desenvolvido e dar visibilidade às ações, um novo material está sendo preparado para alimentar as novas redes sociais da FLORA TIETÊ no Twitter e no Facebook. Aguarde novidades e divulgue para os amigos. O trabalho da FLORA TIETÊ também conta com a sua ajuda!

Nosso Twitter: @FloraTiete

Curtam nossa página no Facebook: facebook.com/floratiete