Flora Tietê participa do projeto ‘Tietê nas Escolas’

A iniciativa do governo de São Paulo divulga o uso múltiplo das águas do rio Tietê e conscientiza crianças

A Flora Tiete acaba de renovar a parceria com o Governo do Estado de São Paulo, através do Departamento Hidroviário/Centro de Atendimento – Interior da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, para participar do projeto ‘Tietê nas Escolas’. O programa, educativo e itinerante, foi criado para ser realizado em todos os municípios próximos a Hidrovia Tietê-Paraná, com o objetivo de divulgar o uso múltiplo das águas do rio Tietê, além de promover o conhecimento e despertar uma posição consciente por parte dos  estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares.

Este é o quarto ano que a ONG Flora Tietê participa desta iniciativa que leva uma das principais bandeiras da ONG: Educação Ambiental para crianças. O vice-presidente da Flora Tietê, Arnaldo Maschietto, comentou a importância de essa educação ser realizada durante o período escolar. “É difícil convencer os adultos de quão é importante o meio ambiente. Nós trabalhamos com crianças para que elas comecem a assimilar os problemas do meio e comecem a mudar dentro da sua casa, no dia a dia. Elas não possuem hábitos e pensamentos e costumes já enraizados. Além de que serão elas as responsáveis pelo ambiente no futuro”.

Ao longo do ano são realizadas quatro regionais, nas quais os estudantes participam das atividades educativas e são orientados a produzir trabalhos sobre o tema. Os melhores são expostos durante uma festa de encerramento da ação, além de serem premiados com uma viagem até Salezópolis- SP, para conhecer a nascente do Rio Tietê. Na viagem a ONG Flora Tietê irá distribuir mudas de árvores para as crianças plantarem, também, em suas escolas.

No próximo dia 11 de Maio, será o encerramento dos trabalhos no município de Ubarana-SP, com aproximadamente 20 escolas concorrendo. O próximo será realizado em Santa Maria da Serra, região de Piracicaba, durante o mês de Julho. Mais uma vez a Flora Tietê estará presente apoiando a causa.