Pedalar: Um bem a saúde e ao ambiente

Uma pesquisa sobre mobilidade urbana realizada no início do ano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que 7% dos brasileiros usam a bicicleta como principal meio de transporte.

pedalar

No Sul é onde menos se usa a bicicleta 2% e as regiões Norte e Nordeste onde mais se usa 18%

As bicicletas passaram por muito desenvolvimento. Hoje em dia é muito comum encontrar bicicletas elétricas nos grandes centros urbanos pelo mundo.  No Brasil essa tecnologia ainda não é muito acessível e a concorrência com o automóvel ainda é desleal.

Em uma época em que as regiões cidades não comportam mais o numero de veículos o uso da bicicleta favorece a economia diária .

Andar de bicicleta melhora a qualidade de vida,  e associada à malha do transporte público, se torna uma ferramenta rotineira para beneficiar o cidadão, o trânsito, a economia e o meio ambiente.

Algumas cidades já pensam e constroem vias especiais para os ciclistas, como as ciclovias e ciclo faixas, passagens que tornam o trajeto doas bikes muito mais seguro. E sobre segurança cabe aos motoristas muita atenção não só com pedestres mas com os ciclistas. Além disso pede-se prudência daquelas pessoas que optaram por usar bicicletas em meio a trânsitos muito movimentados.

Com responsabilidade e consciência podemos aumentar o número de bikes no Brasil! E a natureza agradece!

Texto: Bianca Barbis
Interageai – Assessoria de Imprensa