Flora Tietê garante a preservação do Jaracatiá

O Jaracatiá, que em tupi-guarani, quer dizer “árvore do miolo mole”, antigamente era quase “praga”, mas hoje está em risco de extinção. Os frutos bem maduros são comestíveis ao natural, e os frutos verdes e o tronco podem ser usados no preparo de doces.
A extração total ou parcial do tronco do Jaracatiá para o preparo de iguarias da culinária brasileira, contribuiu para o quase desaparecimento dessa espécie.  Por isso, atualmente poucas pessoas conhecem a árvore e seus frutos.

A Flora Tietê, empenhada na preservação desta espécie frutífera, mantém o plantio de mudas, e garante que o Jaracatiá não será extinto!

Mudas de Jaracatiá produzidas no viveiro Flora Tietê em Penápolis/SP

Curiosidades:

O “jaracatiazeiro” é uma árvore nativa das matas da região Centro-Sul do Brasil e não é cultivada comercialmente. O Jaracatiá ocorre também no Paraguai, Bolivia, Peru, Equador, Panamá, Nicarágua, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Pode atingir 20 metros de altura e o seu tronco não é lenhoso, à semelhança dos mamoeiros comerciais. As folhas são divididas em 8 lóbulos, verdes, brilhantes, bordas lisas e os seus pecíolos são longos. As flores femininas e masculinas são formadas separadamente nas inflorescências e emitidas nas axilas foliares com os ramos.

Seus frutos são ovalados ou piriformes, lactescentes e, ao amadurecerem, tornam-se amarelos a alaranjados. São semelhantes em forma e cor ao mamão papaya, mas seu sabor é algo entre o maracujá e a manga. O tronco e as frutas contêm um leite como o mamão. Tal leite é presente mesmo nos frutos maduros e pode queimar a língua e lábios de pessoas mais sensíveis, quando consumidos in natura.

A propagação pode ser feita por sementes e por enraizamento de estacas dos ramos. A frutificação ocorre após 2 a 5 anos após plantio

(Fonte: Wikipédia)

  • José Carlos

    Gostaria de obter uma ou duas mudas de jaracatiá para plantar em meu quintal! Se for possivel! Muito obrigado…José Carlos/e-mail: [email protected]    São José do Rio Preto-SP/tels: (17) 8815-8736 (oi)  (17) 3021-7977 (fixo-embratel)….

    • Flora Tietê

      Josè, possuímos mudas de Jaracatiá. Você pode adquiri-las em nosso viveiro em Penápolis, ou fazer a encomenda e retirá-las em nosso viveiro em São José do Rio Preto.
      Qualquer duvida você pode nos contactar nos seguintes telefones: (18) 3652-2623 ou (18) 3652-2948.

  • Jonathan Peter

    Olá…como faço para adquirir uma ou duas mudas….por favor entre em contato…
    e-mail:[email protected]

    • Flora Tietê

      Jonathan, você pode adquiri-las em nosso viveiro em Penápolis, ou fazer a encomenda e retirá-las em nosso viveiro em São José do Rio Preto.
      Qualquer duvida você pode nos contactar nos seguintes telefones: (18) 3652-2623 ou (18) 3652-2948.

  • Antonio Carlos Meireles

    - Gostaria de adquirir duas mudas do jaracatiá para plantar no meu sítio, como faço para conseguir?. meu e-mail [email protected]

    • Flora Tietê

      Antonio, possuímos mudas de Jaracatiá. Você pode adquiri-las em nosso viveiro em Penápolis, ou fazer a encomenda e retirá-las em nosso viveiro em São José do Rio Preto.
      Qualquer duvida você pode nos contactar nos seguintes telefones: (18) 3652-2623 ou (18) 3652-2948.

  • Luis H Valerio

    Gostaria de adquirir duas mudas do jaracatiá para plantar no meu sítio, como faço para conseguir?.

    • Flora Tietê

      Luis, possuímos mudas de Jaracatiá. Você pode adquiri-las em nosso viveiro em Penápolis, ou fazer a encomenda e retirá-las em nosso viveiro em São José do Rio Preto.
      Qualquer duvida você pode nos contactar nos seguintes telefones: (18) 3652-2623 ou (18) 3652-2948.