Flora Tietê: Floresta na base do Gasoduto Bolívia-Brasil

Trabalho de formiguinha: Flora Tietê comemora formação de floresta na base do Gasoduto Bolívia-Brasil

Desde 2001, profissionais da ONG realizam um incansável trabalho em prol do meio ambiente

Reprodução: Google Earth

Sinônimos de dedicação e cooperativismo, as formigas sempre chamaram a atenção pela sociedade organizada e pela sincronia de suas ações. Deste sucesso, surgiu a expressão ‘trabalho de formiguinha’, usada como referencia às atividades de longo prazo com um objetivo comum.  Assim é a rotina de quem luta pela preservação do meio ambiente. Pequenas ações que, em conjunto, podem ajudar a reduzir os impactos da ação humana. Responsável pela produção de mais de quatro milhões de mudas de espécies nativas por ano, a Flora Tietê comemora a formação de uma floresta na Base da TGB – Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S/A – sediada em Penápolis. Mais de dez anos depois do início das atividades, os profissionais da ONG começam a ‘colher os frutos’ desse trabalho de formiguinha.

Nessa floresta já formou até sub bosque que é a denominação para o conjunto de vegetação de baixa estatura que surge espontaneamente. Sementes trazidas pelos dispersores, tais como vento, pássaros e animais em geral acabam germinando no solo. Por conta da baixa luminosidade, não atinge estatura elevada, mas acaba servindo como uma substituta em caso de morte de uma arvore da floresta. “Normalmente esse tipo de vegetação cresce menos que o dossel da floresta, por não ser beneficiado com muita luz. Ocorrendo a morte de uma das árvores do dossel, abre-se uma clareira. Com o aumento da intensidade de penetração da luz, qualquer árvore do sub bosque, pode assumir o lugar daquela que foi extinta”, comenta o coordenador da Flora Tietê, José Borges Campos.

Por meio de uma nota, a TGB afirmou que a criação do cinturão verde no entorno da Estação de Compressão (ECOMP) de Penápolis,  vai ao encontro dessa preocupação socioambiental  da empresa. O cinturão foi implantado logo após a construção da ECOMP com o intuito de ocupar a área de uma forma ambientalmente correta. Foram plantadas diversas espécies nativas, inerentes àquele bioma que, além da função paisagística, traz inúmeros benefícios para a preservação do meio ambiente como a influência na manutenção de uma temperatura amena no entorno da ECOMP, a atenuação do ruído para a comunidade – servindo como uma barreira natural – e funciona como um reservatório de carbono.

Veja mais fotos, clique aqui!

Desenvolvimento Social

Paralelo ao seu trabalho com o meio ambiente, a ONG Flora Tietê também tem uma forte preocupação com o desenvolvimento social. Um exemplo é o trabalho de mulheres dentro da ONG e das estufas das mudas produzidas. “A equipe da Flora, além do engenheiro florestal, administrador e técnico agrícola, é formada basicamente por senhoras. São elas que trabalham nos viveiros. É uma iniciativa da Flora valorizar o trabalho dessas mulheres que, às vezes, com idade mais avançada têm dificuldade para encontrar um emprego. Eu acredito que isso é um dos nossos diferenciais, pois, elas são tratadas com carinho desde o começo”, comenta o vice-presidente da ONG, Arnaldo Maschietto.

Há nove anos a Flora Tietê fundou o Parque de Educação Ambiental, o PARBI, na cidade de Penápolis. O objetivo é educar através de atividades temáticas ao ar livre. O PARBI é aberto a visitas de escolas, associações e do público em geral. O PARBI já recebeu, desde sua fundação, mais de 35.000 crianças cadastradas em livros de visitas, de escolas públicas e privadas de Penápolis e região. Qualquer pessoa interessada pode participar das atividades dentro do parque. Para mais informações entre em contato com a ONG pelo site www.floratiete.com.br; no Twitter @FloraTiete e também no Facebook.

  • José

    ISTO É TRABALHO DE FORMIGÕES. Há uns 15 anos conheço o trabalho da Flora Tiete, sempre pude constatar a seriedade com que encaram as coisas do meio ambiente. Possuem uma equipe de trabalho e uma Diretoria que merecem todo nosso respeito e até uma condecoração pelo bem imensurável que fazem para a humanidade. Este trabalho mostrado aquí no site  representa pouquíssimo do realmente a Flora já fez e certamente continuará a fazer para todos nós, muitas vezes sem qualquer reconhecimento ou remuneração. Parabens a todos da Flora Tiete, espero que em breve tenha condiçóes de ajudar como vocês merecem. (sou candidato politico)