Flora Tietê celebra dia da árvore e alerta para risco de extinção…

Ong de reflorestamento aproveita a data para reforçar a conscientização e prevenir que mais espécies sumam da nossa flora

 Apesar de imprescindível para a vida, apenas no dia21 de setembro é comemorado o dia da árvore no Brasil. A data – formalizada há mais de 30 anos e em parte, é baseada na chegada da Primavera, no dia 23 – marca as ações que contribuem para a conscientização e educação ambiental. Para a ONG Flora Tietê todos os dias são dia da árvore e é claro que essa data tão especial não podia passar em branco na organização de reflorestamento.

A Flora aproveita a data de celebração para fazer um alerta.  De acordo com o engenheiro florestal da ONG, Fernando Buzetto, mesmo com toda a importância das árvores para a sobrevivência do planeta, muitas espécies correm sérios riscos de extinção. “Esse é o dia em que podemos demonstrar toda a importância da árvore para a sobrevivência do ser humano e de toda a vida no planeta. Sem ela tudo se deterioraria e, infelizmente, ainda estamos nesse caminho, com um grande risco de extinção de espécies arbóreas muito importantes para a natureza como um todo.

Buzetto explica que a extinção das espécies implica no desaparecimento de toda uma cadeia de espécies que é dependente de determinada planta. “Quando se extingue uma espécie arbórea no planeta não é apenas ela que poderá desaparecer, mas sim toda uma cadeia de espécies que podem depender exclusivamente dela, como uma determinada espécie de inseto, ave ou animal e assim criando um vórtice de extinção”, conclui.

 No Brasil existem mais de 7.800 espécies de árvores já catalogadas, e além delas cerca de 3.000 ainda não identificadas. A Flora Tietê produz, principalmente, espécies dos biomas de Mata Atlântica e Cerrado que são as formações florestais mais comuns do Estado de São Paulo. A ONG já produziu, em seus 26 anos de existência, cerca de 600 espécies destes dois biomas. Foram mais de 36 milhões de mudas produzidas que já se transformaram em árvores, dentre elas o quase extinto Pau-Brasil. Isso torna a Flora Tietê a maior Associação de Recuperação Florestal do Brasil e um dos maiores viveiros particulares.

 Concurso Cultural

Em comemoração ao Dia da Árvore – 21 de setembro – a Flora Tietê promove até o dia 28 de setembro o concurso “Seja um craque do meio ambiente” que irá premiar a melhor idéia de responsabilidade socioambiental com uma camisa do Santos Futebol Clube, autografada pelos craques Neymar e Ganso.

Para participar é preciso enviar para o email [email protected], uma frase, ideia, dica ou curiosidade sobre responsabilidade socioambiental. O participante ainda deve indicar um amigo postando nos comentários do banner promocional do concurso na fanpage www.facebook.com/floratiete a seguinte frase: “Eu e (nome do amigo) curtimos a Flora Tietê”.

A melhor frase, ideia, dica ou curiosidade, será escolhida pela comissão do concurso cultural. O regulamento está disponível na página da Flora no Facebook.

  • Político

    É muito bom saber que existe empresas/pessoas preocupadas com a restauração de um meio ambiente tão danificado pelo “bicho homem”, predador maior da face da terra. Hoje já presenciei o pessoal da Flora Tiete, aproveitando as chuvas que estão caindo em nossa cidade, plantando e cuidando de árvores às margens da Lagoa Santa Leonor.
    Parecem formigas trabalhando, o pessoal da Flora planta, o homem destoi, a Flora planta de novo, e parece que a Flora leva vantagem pois muitas árvores vão sobrevivendo e a lagoa está ficando linda. Parabens à Flora Tiete e seus funcionários, verdadeiros herois do meio ambiente.

    (declino meu nome pois sou candidato político e neste momento não gostaria de misturar as coisas)