FLORA TIETÊ: 33 milhões de motivos para comemorar o dia da árvore

Neste 21 de Setembro a ONG realiza uma programação especial em Penápolis

viveiros_flora

Na ONG FLORA TIETÊ , todo dia é dia da árvore. Mas esta é uma semana muito especial, já que no dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore.  Nos 27 anos de história  a ONG  já produziu mais de 33 milhões de mudas viáveis, isto é, mudas que se transformaram em árvores. Seus 2 viveiros juntos produzem mais de 2,5 milhões de mudas de eucalipto e 1,5 milhão de Mudas de 130 espécies nativas diferentes a cada ano.

Em seus viveiros são produzidas cerca de 130 espécies de árvores nativas do Brasil, cujas sementes são coletadas por uma equipe de técnicos da própria instituição. Entre as espécies produzidas estão muitas em risco de extinção, como por exemplo: Pau-brasil, Mogno, Cedro-rosa, Jequitibá-rosa, Jequitibá-branco Peroba-Rosa, Araucária, Imbuia, Amburana, entre outras.

Estes números são um orgulho para a FLORA TIETÊ e no Dia da Árvore nada mais justo do que comemorar tantas conquistas com a população de Penápolis. Para a abertura das comemorações na manhã deste sábado, 21, a FLORA TIETÊ  vai realizar a soltura de balões ecológicos. Cada balão vai carregar uma semente de árvore nativa do Brasil.

No mesmo dia a ONG vai receber no seu viveiro a  visita dos filhos dos funcionários da Usina Diana.  Logo depois v vai participar pra inauguração da ciclovia da Lagoa Santa Leonor com o plantio de árvores ao longo da ciclofaixa. Além distribuir mudas durante o evento.

Para encerrar as atividades do dia a FLORA TIETÊ vai realizar um plantio de Ipês Amarelos no canteiro em frente ao Lactário da cidade.  O ipê amarelo é a árvore símbolo do Lactário.

Vale lembrar que os portões da FLORA TIETÊ estarão abertos para toda a população e a distruição de mudas é gratuita.

 

10 anos do PARBI:parbi_1 

Neste 21 de setembro a FLORA TIETÊ também comemora  os 10 anos do Parque de educação Ambiental – PARBI. Em uma década de trabalho o Programa de Educação Ambiental da Flora Tietê atendeu mais de 35 mil crianças, auxiliando na formação de uma sociedade consciente da necessidade de conservar a natureza.

Trata-se de uma trilha ecológica com 30 animais de cimento de tamanho natural, que contam um pouco da sua história aos visitantes. Há ainda uma réplica de mata ciliar, a mata que protege os rios e, consequentemente, nossas águas. No anfiteatro, as crianças participam de oficinas e aprendem a preservar a natureza, cuidar do lixo e reciclar.

O objetivo deste trabalho de Educação Ambiental é associar a flora e fauna brasileira ao cotidiano das pessoas, fazendo com que elas entendam por que é importante preservar a natureza e como podem ajudar a reduzir as formas de poluição, os problemas com a água, o solo e com o ar.

Com este trabalho, baseado no conhecimento ecológico e na preservação de nossa rica flora e fauna, a Flora Tietê recebe centenas de visitantes por semana em seu viveiro. E mantém as portas abertas não somente ao público infanto-juvenil, mas a todas as pessoas interessadas e envolvidas com o meio ambiente.

Serviço:
Flora Tietê Associação de Recuperação Florestal
Av. Presidente Getúlio Vargas, 151-A – Parque Industrial – Penápolis/SP
Fone: 18-3652.2948