Ecodesign: a arte ecologicamente correta

O que para muitas pessoas pode ser descartado para outras é material para criar obras de arte

 

Dado o elevado número de itens que compramos, usamos e jogamos fora todos os anos, não é surpresa que os produtos de consumo sejam condutores finais de emissões de carbono. Por conta disso uma nova forma de produzir foi criada: O Ecodesign.

O objetivo principal do Ecodesign é projetar lugares, produtos e serviços levando em consideração a integração dos aspectos ambientais em todas as fases de seu sistema que, de alguma forma, reduzam o uso de recursos não-renováveis ou minimizem o impacto ambiental.

Para a educadora ambiental da ONG Flora Tietê, Tatyanna Crozariolli, os materiais utilizados no Ecodesign é o que faz a diferença. São objetos reciclados, que gastem menos energia em sua produção ou até mesmo a reutilizados, sendo que esses objetos já são pensados de forma que durem mais, que tenham um ciclo de vida maior, justamente para evitar a produção de lixo.

“Por envolver a reutilização de materiais, é uma técnica já utilizada em várias áreas como a arquitetura, com o desenvolvimento de poltronas, luminárias, estantes, mesas, entre outros objetos que utilizem materiais antigos, ou que seriam descartados, fazendo assim parte da decoração, e voltando a ser um produto útil” afirma Tatyanna.

Materiais como garrafas pet, pneus, papel, papelão, metais, pedaços de madeira, são os objetos mais comuns para a elaboração produtos com design ecológico.

É muito relevante esta prática para a preservação ambiental, porque evita que mais matéria-prima (principalmente a não-renovável) seja retirada do meio ambiente, havendo também um melhor aproveitamento no processo de produção, diminuindo os desperdícios, resíduos. Envolve então uma consciência ambiental, não evidenciando só a diminuição de gastos financeiros, mas também diminuição da utilização de recursos naturais como fonte de matéria-prima”, conclui a educadora ambiental Tatyanna Crozariolli.

Por Bianca Barbis
Interageai Assessoria