Área de floresta industrial vai chegar a 1 milhão de hectares até 2020

A área plantada para consumo empresarial – a chamada “floresta industrial” – vai dobrar em Mato Grosso do Sul até 2020, e chegar a 1 milhão de hectares oito anos antes do esperado. A previsão é da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS).

O avanço é reflexo direto da expansão das linhas de produções de papel e celulose no Estado, em especial na região do Bolsão, e a “fome” das indústrias por matéria-prima. Porém, também demonstra crescimento de outros segmentos, como o sucroalcooleiro e da borracha.

“A nossa previsão é chegar a 1 milhão de hectares de florestas plantadas até 2020, ou mesmo pouco antes, 2018”, informou Luiz Calvo Ramires Júnior, presidente do Reflore.

Caso a previsão se confirme, MS vai dobrar a área de floresta industrial em até oito anos, já que hoje são 500 mil hectares plantados.

O crescimento é maior do que o esperado pelos próprios interessados, como as indústrias. Pelo Plano Estadual de Florestas, realizado pelo Governo do Estado, MS só atingiria a marca de 1 milhão de hectares de floresta industrial em 2028, previsão já considerada defasada.

Fonte: Portal do Agronegócio.